O que será de nós?

bandeira-brasil

Estava aqui refletindo e mais uma vez entendi que o problema não é a Copa, mas acho que no final de tudo a maioria das pessoas sabe disso! O problema é bem maior ou são maiores problemas, não é mesmo?!

Sou apaixonado pelo meu país, amo a nossa cultura e a nossa música! Amo os destinos lindos que possuímos por todos os cantos e fronteiras dessa terra. Aprecio os sotaques, as cores, os dialetos. Me deleito ao saber que nasci e cresci no país do berço esplêndido, mas por que as coisas aqui não funcionam, cara!?

Morei um singelo período de vida na Austrália e só estive na terra dos cangurus pois conquistei algumas coisas aqui no Brasil. Muito me incomoda saber que lá e em tantos outros países as coisas funcionam e aqui, infelizmente, não! O que nos difere desses outros países!? Por que aceitamos as coisas sem qualidade e com condições extremamente precárias? Onde está o nosso erro? A resposta pra mim é bem simples e se resume em uma palavra: impunidade!

Somos castigados e molestados diariamente, há anos, há séculos! Nossos líderes nos governam de maneira assustadora e não falo somente do governo atual, nunca fui partidário! Falo de mais de quinhentos anos de história, desde uma colonização que nos estuprou até as feridas na alma que temos nos dias atuais!

Onde estão a saúde, a segurança, a educação, a moradia? Itens mínimos pra um cidadão viver, onde estão? Sumiram! Estão deteriorados e jogados as traças junto com toda a nossa história. Podemos aceitar isso? É claro que não. Faça a sua parte, faça a sua diferença. Pense e a ajude a escrever uma nova história para aqueles que herdarão o seu legado. É o mínimo, mas com certeza um começo!

Ah, já estava me esquecendo! É claro que vai ter a Copa e junto com ela toda uma vibração de várias nações que tem esse como um dos maiores eventos esportivos do mundo! Aquela copa dos gramados vai ficar na história do esporte e eu farei parte dela. Pra nós brasileiros haverá uma herança caríssima de dívidas e ônus e talvez um aumento da imagem negativa que as pessoas tem do nosso país, que só é bem visto pelo bom futebol.

A gente precisa mudar, eu preciso mudar. A gente precisa exigir o melhor, termos o melhor, condições de vida digna de seres humanos, de brasileiros, que somos e merecemos! Eu creio num futuro melhor, numa vida melhor e quero que isso seja vivendo no meu país. Não quero pensar que só terei isso se mais uma vez eu deixar a minha casa!

Tenho fé e esperança que isso realmente mudará, mesmo que a minha ou a tua geração não veja, mas lembre-se que o problema não é só a Copa.

Anúncios

Sobre Rafael Barreto
Rafael Barreto Lima, jornalista, fotógrafo e radialista, amante incondicional de expressões artísticas: música, cinema, teatro e literatura fazem parte constante do meu universo! Corinthiano de coração, mas acima de qualquer coisa, apreciador de quase todos os esportes. Quero, com a escrita, tornar este espaço minha mais saudável terapia! O mais importante: salvo pela fé em Jesus Cristo!

4 Responses to O que será de nós?

  1. kelno says:

    Tô na mesma caminhada Rafa, o problema passou de geração para geração, ninguém nunca fez nada a respeito sempre se escondendo atrás da realidade, e quer saber de verdade mesmo após a copa, infelizmente acredito que.nada mudará afinal a população ainda é submissa.

    Abraço irmão

  2. sergiodantas says:

    É isso!!! Sucinto e direto ao ponto!

  3. Rafael Barreto says:

    Tentando retomar os meus textos, primo! Espero que consiga uma certa frequência!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: